Em todo vertebrado existe uma coordenação primordial da cabeça equilibrada sobre o pescoço, a qual tende a tonificar e coordenar todos os músculos posturais. Em nós, essa coordenação naturalmente alivia a compressão sobre os discos da coluna vertebral alongando as costas e liberando o tórax para respirar mais facilmente. Como consequência nossos membros se movem com maior fluidez aliviando dores e restrições de movimentos.

A Técnica Alexander é um processo educacional que faz bem à saúde. Em cada aula nos familiarizamos com o diálogo constante do organismo mente-corpo. Percebemos a facilidade com que nosso organismo transforma padrões mentais e físicos em hábitos. Assim aprendemos a pensar de maneira diferente para recuperar o porte natural do corpo. Com orientações verbais e toques leves o professor nos facilita perceber que nosso organismo funciona como um todo.

 
Pesquisas científicas evidenciam sua eficácia em aliviar dores lombares.
— B. M. Journal

Para mais pesquisas científicas, em inglês acesse AmSTAT

 

Texto e vídeo produzido pela associação norte americana, AmSAT

benefícios

Sem propor exercícios físicos mecânicos, a prática da Técnica Alexander contribui para promover harmonia, maior vitalidade, prevenir acidentes e doenças e potencializar nossos talentos.

Os efeitos decorrentes disso são equilíbrio postural, respiração livre e leveza para o movimento, alterando nossa percepção de estar e de ser.

A prática da Técnica Alexander oferece, a qualquer pessoa que esteja interessada, a possibilidade de aprender a organizar e harmonizar a relação entre mente, corpo e ambiente em que vive.

Com as aulas podemos nos tornar mais conscientes!

Algumas pessoas procuram a Técnica Alexander por sofrerem com dores musculares, nas articulações, tensões, mal-estares, dificuldades respiratórias, fadiga e noites mal dormidas. Outras, pelo simples motivo de se sentirem melhor!

Músicos e artistas das artes cênicas, assim como esportistas, a procuram para gozarem de mais liberdade na expressão.

Para muitos, a Técnica Alexander se torna uma ferramenta fundamental para o auto conhecimento, transformando-se assim, numa filosofia e prática de vida.

O que Alexander descobriu em si próprio foi que certas leis naturais nos possibilitam uma sustentação eficiente e equilibrada.

Esforço e tensão desnecessária não têm que fazer parte de seu cotidiano!
Comprovada abordagem para o cuidado pessoal, a Técnica Alexander nos ensina a desaprender padrões habituais que causam tensões desnecessárias em tudo o que fazemos. Ela é usada por pessoas de todas as idades para melhorar o desempenho de qualquer atividade, a postura e aliviar dores e o estresse causados pelo mal-uso diário do corpo.
— British Medical Journal ou Leia Resumo em português

Um mosáico de pessoas em Viena falando sobre sua experiência com a Técnica Alexander.

Este vídeo, falado, em sua maioria, em alemão, com legendas em inglês é uma tentativa de capturar impressões sobre as descobertas de Alexander.