BREVE HISTÓRICO DA TÉCNICA ALEXANDER

Fotos: STAT - Society of Teachers of The Alexander Technique UK

Entre 1885 e 1900, o australiano Frederick Matthias Alexander com dificuldades vocais crescentes, no exercício da arte de declamar, desenvolveu uma técnica, baseado em princípios da natureza que não só lhe permitiu solucionar seus problemas vocais, como também os respiratórios que o afligiam desde a infância.

 
Você transforma tudo, seja físico, mental ou espiritual, em tensão muscular
— F. M. Alexander
 
 
 

Hoje, professores da Técnica Alexander ao redor do mundo vêm ajudando pessoas de diversas áreas de atividades a restabelecerem saúde, bem-estar e equilíbrio emocional, obtendo assim maior vitalidade para desenvolverem suas potencialidades.

 
Você não está aqui para fazer exercícios ou para aprender a fazer alguma coisa certa, mas conseguir ser capaz de encontrar um estímulo que sempre o coloca em um mau estado de funcionamento e aprender a lidar com isso.
— F. M. Alexander (1869-1955)
 
 
Postura é uma atitude equilibrada na ação.
— R. S. Renzo
 

Fotos: Lau Polinésio

Em todo vertebrado existe uma coordenação primordial da cabeça equilibrada sobre o pescoço, a qual tende a tonificar e coordenar todos os músculos posturais. Em nós, essa coordenação naturalmente alivia a compressão sobre os discos da coluna vertebral alongando as costas e liberando o tórax para respirar mais facilmente. Como consequência nossos membros se movem com maior fluidez aliviando dores e restrições de movimentos.

 
O meu leitor não deve se esquecer de que os conceitos mentais são os estímulos para o centro ideomotor, que repassa os comandos orientadores subconscientes ou conscientes para o mecanismo.
— A Suprema Herança do Homem, 1910 - F. M. Alexander